PROJECTOS

PROJECTOS ACTUAIS


Emanuel Casimiro & Os Farilhões da Berlenga
É o meu projecto de originais, iniciado no myspace em 2006. O nome "Emanuel Casimiro & Os Farilhões da Berlenga" surgiu em 2011, quando decidi apresentar o projecto ao vivo e gravar o meu primeiro EP. A banda extinguiu-se em 2012 mas continuei a usar o mesmo nome nos trabalhos posteriores, apesar de tocar todos os instrumentos.
*
Daxe Renal
Colectivo humorístico que fundei em 2018, no YouTube, onde me iniciei como autor e intérprete de conteúdos do género, com o programa "Cenas Tipo Coiso e Assim", actualmente já na quarta temporada. Os meus companheiros nesta aventura são Bernardo Soares, Pedro Sobral e Francisco Inácio.
*
Casimiro Covers - Concerto Interactivo
"Casimiro Covers - Concerto Interactivo" é um espectáculo criado em Abril de 2023 e que deriva dos espectáculos "Emanuel Casimiro Acústico a Solo" e "O Sismo do Fadistismo". O espectáculo assenta num conceito diferente e inovador, onde o público vai escolhendo os temas que vão sendo tocados, de entre uma lista de cerca de 300 músicas, de diversos géneros.
Apresento-me sozinho e canto e toco viola, kazoo, stomp, maraca e pandeireta.


PROJECTOS EXTINTOS


O Sismo do Fadistismo
"O Sismo do Fadistismo" é um projecto de covers de fado, essencialmente humorístico, iniciado em 2018, com José Luís Mateus na guitarra portuguesa, embora apenas me tenha apresentado ao vivo sozinho, apenas com a guitarra clássica. A estreia deste projecto, agendada para Março de 2020, foi adiada devido à pandemia da covid-19, tendo acontecido apenas em Abril de 2022. Um ano depois o projecto foi incorporado no espectáculo "Casimiro Covers - Concerto Interactivo".
*
The Telephone
Os "The Telephone" foram um trio, criado em 2015 e extinto em 2018, composto por mim (guitarra acústica, percussão e voz), João Nunes (voz) e Luís Filipe Pereira (guitarra eléctrica). A banda derivava da "The Telephone Blues Band", onde actuei entre 2002 e 2007, que por sua vez derivava da "Bigfoot and The Telephone Blues Band", fundada em 1986.
*
Double Click
Os "Double  Click" foram uma banda de "covers" pop rock, com voz feminina, que integrei desde o início da sua formação, em 2005, até Junho de 2008, tendo saído por divergências internas. Formavam os "Double Click", além de mim, Neuza Gonçalves (voz), Paulo "Lacrau" (baixo), Nuno Mil-Homens (guitarra) e Carlos Santos (bateria).
*
Enche & Passa
Os "Enche & Passa" foram uma banda de originais fundada em 1994 por mim e pelo vocalista António Silva (Toninho Arvela), a que mais tarde se juntaram Hugo Agostinho (bateria), Dorian Bordalo (baixo) e Sandra Pereira, que viria a substituir Toninho em finais de 1995. A banda gravou uma "demo tape" intitulada "Aparição Infernal" e extinguiu-se em 1999.
*
Metalorgia
Os "Metalorgia" foram uma banda de originais formada em 1993, com base num grupo de amigos da escola, tendo-se extinguido no ano seguinte. Fui o último elemento a ser convidado para a integrar, mas contribui com 3 temas originais da minha autoria. A banda esteve novamente activa entre 1998 e 2000, desta feita dedicada a "covers" metal e hard-rock.